Uma descolonização desviada
TEXTO PORTUGUÊS
27-02-2005
Militante de Cabinda propõe debate Em Portugal
Um dos quadros históricos da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC), Justino Álvaro Pitra Pena, engenheiro a viver em França, escreveu ao Presidente Jorge Sampaio, a solicitar "a abertura dum debate político público, contraditório e alargado" sobre a questão daquele território. Pitra Pena, que não faz parte da actual direcção da FLEC, dirigida por N"zita Henriques Tiago, igualmente exilado na Europa, solicitou a Portugal - segundo uma cópia da carta a Sampaio que fez chegar ao PÚBLICO -, a inscrição do caso de Cabinda na agenda da próxima legislatura, com vista a definir uma posição sobre o mesmo.
Muitos dos naturais de Cabinda, cujos antepassados assinaram em 1885 um tratado que os colocava sob a protecção de Lisboa, não aceitam o estatuto de província angolana e reivindicam o direito à autodeterminação. A superfície de Cabinda corresponde à dos antigos reinos africanos de Kakongo, Loango e Ngoio, a norte da foz do rio Zaire; e é particularmente rica em petróleo, tanto em terra como no mar. J.H.
PÚBLICO (Portugal)- 27.02.2005
favor Consultar o endereço no site internet http://macua.blogs.com/25_de_abril_o_antes_e_o_a/2005/02/index.html
OS GRANDES MOMENTOS DA TRAIÇÃO E DA USURPAÇÃO DOS DIREITOS DO POVO DE CABINDA
As tropas cubanas da "operação Carlota" chamadas pelo MPLA para invadir Cabinda com a ajuda das autoridades militares portuguesas nomeadamente o Almirante Antonio Alves Rosa Coutinho, Alto Comissário em Angola"
1-
A admissão de Portugal nas Nações Unidas e o artigo 73 da Carta
(FR)
L'admission du Portugal aux Nations Unies et l'article 73 de la Charte
2-
As resoluções pertinentes da Assembleia Geral e do Conselho de Seguridade da ONU sobre a questão das colónias portuguesas
(FR)
Les résolutions pertinentes de l'Assemblée Générale et du Conseil de Sécurité de l'ONU sur la question des colonies portugaises
3-
As origens da formulação "Angola, compreendendo o enclave de Cabinda
(FR)
Les origines de la formulation "Angola, y compris l'enclave de Cabinda
4-
O engano das Nações Unidas e a responsabilidade de Portugal
(FR)
La méprise des Nations Unies et la responsabilité du Portugal comme pays administrant
5-
A classificação do Comité de descolonização da OUA
(FR)
La classification du Comité de décolonisation de l'OUA
A - MAPA (CARTE)
B - Resolução de referência (Résolution de référence)
6-
As provas da comspiração dos oficiais comunizantes do Movimento das Forças Armadas (MFA) e do comunismo internacional no que diz respeito a "Questão de Cabinda"
(FR)
Les preuves du complot des officiers communisants du Mouvement des Forces Armées (MFA) et du communisme international pour ce qui est de la "Question de Cabinda"
7-
A falha da OUA (Duodécima cumbre dos chefes de Estado e de Governo dos paises membros
(FR)
La défaillance de l'OUA (Douzième sommet des chefs d'Etat et de Gouvernement des pays membres